Faça o seu projecto ou ideiaser concretizado

A principal fase do Orçamento Participativo 2018, Votação dos Projetos, começou no dia 16 de abril e decorre até ao dia 31 de maio.

Após análise das candidaturas e apreciação de reclamações por parte da Comissão de Acompanhamento, deliberou-se a Lista Final de Projetos, nos quais poderá votar nas próximas semanas.

Não perca a oportunidade de fazer algo pela sua freguesia e contribuir com o seu voto nos projetos da sua preferência. Poderá para isso utilizar as urnas que se encontram nos serviços de atendimento da Junta de Freguesia em Agualva ou Mira Sintra.

Desta forma, partilhamos a Lista Final em ambas as vertentes, Juventude e Geral:

OP2018 Geral

OP2018/01G 2.ª Rota do Património Histórico e Cultural

O projeto centra-se na identificação e divulgação do património histórico da freguesia, criando uma rota histórica e cultural com sinalética adequada e informativa a ser colocada em diferentes pontos de interesse como o Moinho de Pedra de Mira Sintra, Ponte Medieval da Ribeira do Grajal, Chafariz de Agualva, entre outros.

OP2018/02G - O Artesanato Vai à Rua

O projeto tem como objetivo a dinamização do artesanato, levando até às pessoas atividades que promovam a interação com esta arte. A ideia é planear sessões de “Modelação de Olaria”, “Trabalhos em Madeira”, “Trabalhos em Xisto”, “Reciclagem” e “Biscuit” onde os artesãos deem a conhecer a sua arte e forma de trabalhar. Irão funcionar como workshops onde os participantes têm oportunidade de criar peças que podem no final levar para casa. O público-alvo são escolas, associações e outras entidades que queiram participar nas atividades propostas.

OP2018/03G Requalificação do Campo Polidesportivo da EB 2.3 Dom Domingos Jardo

O objetivo da candidatura é a requalificação do campo Polidesportivo exterior da Escola Básica 2.3 Dom Domingos Jardo, através da reabilitação das infraestruturas existentes, neste caso em particular, da vedação/rede de proteção do campo de jogos e do portão de acesso ao mesmo, que neste momento se encontra totalmente degradado.

OP2018/04G Cobertura de passagem entre JI e EB Lopas

O projeto prevê a criação de uma cobertura que dê passagem entre o Jardim de Infância à Escola Básica das Lopas de forma a garantir a segurança e comodidade de alunos(as) e professores(as) em dias de mau tempo, sobretudo com chuva.

OP2018/05G ⎫ Valorização dos Bairros da Estação e Monte da Tapada e Colaride

Este projeto incide na instalação de infraestruturas na zona envolvente à Escola de Colaride, reaproveitando o jardim já existente, dando-lhe assim uma diferente utilidade a nível de espaço de lazer. Pretende-se a implementação de um passeio, de uma pista para andar/correr e equipamentos para a prática de jogos tradicionais como dominó e cartas.

OP2018/06G Freguesia de Agualva e Mira Sintra sem Animais Abandonados na Rua

A candidatura apresentada engloba vários aspetos relativos à manutenção do projeto vencedor da edição de 2015 relativamente à preocupação para com os animais abandonados da freguesia. Prevê-se a realização de ações de sensibilização, manutenção dos abrigos para gatos silvestres já existentes, campanhas de recolha de alimentos e outras iniciativas que possam promover a saúde e bem-estar dos animais.

OP2018/07G Ferreira em Movimento

A candidatura surge com o objetivo de criar áreas de lazer dentro do próprio espaço da escola Secundária Ferreira Dias. Pretende-se criar zonas com equipamentos desportivos/lazer (tabela dde basquetebol, parede de escalada indoor, máquinas de fitness, entre outras) que sejam convidativas e que possam ser utilizadas, por alunos(as) e professores(as), durante os intervalos e mesmo nas aulas de Educação Física.

OP2018/08G Marca Jovem

O Projeto “Marca Jovem” tem como finalidade promover comportamentos de vida saudável e cidadania no seio da comunidade juvenil da freguesia (14 a 30 anos). Pretende-se desenvolver atividades e iniciativas lúdico-pedagógicas de forma a ocupar os jovens, desviando-os assim de comportamentos desviantes e problemáticos. De entre estas, destacam-se as ações de voluntariado, torneios desportivos, workshops temáticos.




OP2018 Geral

OP2018/01J Escola de Danças Interculturais - Culturas e Comunidade

O objetivo do projeto é a dinamização comunitária na vertente das danças interculturais. Consiste num espaço físico onde os jovens poderão aperfeiçoar, através de sessões semanais, as suas práticas em danças de todo o mundo e onde poderão ainda beneficiar de sessões com diálogos interculturais e educação não formal de diversas temáticas como a cidadania e cultura. A Escola funcionará durante o ano letivo 2018/2019.

OP2018/02J Reabilitar a Barroca - Campo Desportivo

A candidatura apresenta como objetivo a potencialização do espaço desportivo como recurso para a promoção de estilos de vida saudável. A ideia é reabilitar o recinto desportivo existente junto à Rua Cardeal Patriarca D. António Ribeiro, investindo em balizas, dois cestos de basquetebol, um bebedouro e delimitação do campo com linhas pintadas no pavimento. O espaço é o indicado para a prática de futebol e basquetebol, promovendo assim a atividade física necessária aos jovens da freguesia.

OP2018/03J Requalificação do Campo Desportivo da EB 2.3 Dom Domingos Jardo

O projeto prevê a intervenção na reabilitação do campo desportivo exterior da Escola Básica 2.3 Dom domingos Jardo, sendo que se pretende que sejam feitas obras no pavimento do campo de voleibol e na cobertura superior, o que proporcionará melhores condições à prática de desporto e de atividades lúdicas. Assim, as obras a considerar serão a aplicação de massas asfálticas, pintura e delimitação do campo de voleibol e a reparação do toldo existente.

OP2018/04J Parque Infantil exterior para JI e EB das Lopas

O projeto consiste na criação de um pequeno parque infantil que possa ser utilizado pelo Jardim de Infância e Escola Básica das Lopas. Pretende-se a colocação de um escorrega e ourtso equipamentos infantis. Para que esta implementação seja possível é ainda necessário a colocação de piso sintético específico para este tipo de recinto.

OP2018/05J Recuperação da Vedação do Campo de Ténis do Jardim da Anta

A candidatura apresenta um projeto para a recuperação da vedação do Campo de Ténis do Jardim da Anta, tendo a mesma como principal objetivo a melhoria das condições do espaço, possibilitando assim a utilização do mesmo para a prática não apenas de ténis como de outras atividades físicas. A recuperação prevê a aplicação de uma vedação, rede e reparações das estruturas metálicas.

OP2018/06J Laços de Empatia

É proposta, pelo projeto “Laços de Empatia”, a promoção de atividades lúdicas no recreio da Escola Básica 1 da Quinta da Fidalga. Pretende-se a implementação de infraestruturas e equipamentos infantis que possibilitem experiências enriquecedoras aos alunos(as) da escola, melhorando assim as competências sociais e comportamentais dos mesmos(as). Desta forma, o projeto consiste na execução de algumas obras de melhoramento do espaço recreativo da escola e instalação de equipamentos lúdicos.

OP2018/07J Equipamento Escolar

O objetivo do projeto é equipar seis salas de aula da Escola António Sérgio com a aquisição de 168 cadeiras e 80 mesas. Visto o material atual estar já bastante degradado, é importante investir na compra de equipamento escolar que permita uma aprendizagem mais confortável aos alunos da escola em questão.

OP2018/08J Grafitar a Ferreira

Com o propósito de tornar o espaço escolar mais agradável, surge a ideia de transformar algumas paredes e muros da Escola Secundária Ferreira Dias num polo de arte urbana com a grafitagem realizada por um artista do meio e, posteriormente, pelos alunos da escola. A ideia é promover um workshop com um artista urbano onde ensine algumas técnicas ligadas a esta arte e partilhar as competências para que possam ser os jovens, futuramente, a criar obras de arte.

OP2018/09J Verdes Cantos

O projeto “Verdes Cantos” tem como objetivo a criação de locais de lazer e convívio para os alunos da Escola Secundária Ferreira Dias, especialmente numa zona em particular que, neste momento, está descampada. Pretende-se a implementação de pontos de refeição e convívio com mesas e bancos, hortas verticais e circulares para ajudar os mais necessitados. Com estas alterações, ambiciona-se a cooperação entre alunos, docentes e não docentes para a manutenção das zonas verdes.

OP2018/10J Parque de Diversões Dom Domingos Jardo

A ideia do projeto baseia-se na criação de um pequeno Parque de Diversões na Escola Dom Domingos Jardo, onde sejam implementados alguns jogos para a ocupação dos tempos livres dos alunos. Prevê-se a colocação de uma mesa de matraquilhos, uma pista de bowling e outros equipamentos do género.